História do Pokemon

Pokémon ou Pocket Monsters (em japonêsポケットモンスター 

Poketto Monsutā?, literalmente, "monstros de bolso") é uma

 marca japonesamundialmente conhecida que engloba uma variada

gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os 

jogos eletrônicos de RPGPokémon Red e Blue, para o video game

portátil Game Boy, em fevereiro de 1996.

Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo,

desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos,

vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu

para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em

sua 14ª temporada – e 13 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um

marco na cultura pop dos anos 90 até 2003[1] e a venda de seus jogos

ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo,[2] o que levou a

série a ser a segunda mais vendida da Nintendo[3] e também de todo o

mundo,[4] ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.

A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da

 Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a

necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher

quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados.

Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito

conexão[5][6] já que a partir de Pokémon RedBlue e Green a ligação

entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através

do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os

jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham

o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros,

batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.

Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o

início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e

também proporcionou[1] a vinda de outros animes. Com mais de 620

episódios exibidos no Japão,[7] o anime de Pokémon é o quinto desenho

animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado

apenas por Os SimpsonsO Rei do PedaçoArthur e South Park.[8] 

No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora

Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

 

CRIAÇAO

 

Quando jovem, Satoshi Tajiri tinha como passatempo a entomologia.[9] 

Quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se

demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas,

até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista,

conhecida como GameFreak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu

Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.

No ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy,

que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de

Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um

Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e

 Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfose, Tajiri

criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro.[10]

A produção durou dois meses. Neste meio tempo, a Nintendo

já estava em declínio, e a Sony sem ideias para o portátil.

Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e

até mesmo por falta de recursos, as ações da empresa estavam

em xeque com Pocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados

 Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram

sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram

vendidas, até chegar a marca de um milhão de cópias em um ano.[10]

 

UNIVERSO POKEMON

 

Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse

planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis

espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram

e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais

para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando

as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com

seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das

eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua…

 

 

Esta frase, trecho inicial de Pokémon 8: Lucario e o Mistério de Mew,[11] 

define basicamente o que são os Pokémon: criaturas que se desenvolveram

ao longo do tempo e fizeram amizade com os humanos. Certas pessoas e
fãs acreditam que o universo Pokémon é uma dimensão paralela ao universo

da Terra, enquanto outros dizem que é uma forma mais evoluída do planeta –

embora nenhuma das duas hipóteses tenha sido confirmada até hoje. A história

do universo Pokémon nunca foi contada por completo e são vistos

eventos do presente e poucos eventos ocorridos no passado, muitos em

forma de lenda. Acredita-se que essa história é bastante extensa e

compreende desde um início confuso e misterioso, com a criação de

Dialga e Palkia — Tempo e Espaço, respectivamente — por Arceus —

o criador do universo e de todos os Pokémon — até um presente

, que mostra quais as interações entre os Pokémon e os humanos

e quais os fatos ocorridos, bons ou maus, que envolvem humanos, Pokémon e a natureza.

O termo universo Pokémon também pode se referir a todos os

produtos feitos com o nome da marca, indo desde produtos

alimentícios atéPokédexes eletrônicas altamente sofisticadas.

Atualmente, existem várias empresas licenciadas que produzem e

vendem produtos demerchandising com a marca Pokémon,

movimentando um mercado bilionário anualmente.

 

ESPÈCIES

Ataques/habilidades

Cada Pokémon tem sua habilidade, que provocam mudanças na batalhas

ou fora delas. Existem habilidades que podem anular o dano de um ataque,

provocar mudanças nos status do Pokémon (AttackDefenseSp. Attack,

 Sp. Defense e Speed) ou impor uma condição ao Pokémon na batalha.

Alguns exemplos são as habilidades Levitate (levitação), onde o

Pokémon com essa habilidade não leva o dano de ataques terrestres, e Arena

Trap(armadilha na arena), onde Pokémon sem a habilidade Levitate e

que não sejam do tipo voador não podem sair da luta até derrotar o oponente.

Algumas espécies podem ter duas habilidades diferentes, mas não as duas ao mesmo tempo.

 

Jogos Eletronicos

Em torno de cada três anos, novos jogos de Pokémon conhecidos como

RPGs originais — jogos nos quais são apresentados uma nova região, espécies

de Pokémon, personagens e conceitos que acabam servindo de base para jogos

seguintes — são lançados e com eles inicia-se um nova geração de jogos

Pokémon. Existem hoje cinco gerações, cada uma para certo portátil da

Nintendo, começando com o Game Boy, passando pelo Game Boy Color

 e Game Boy Advance, e chegando ao Nintendo DS. Ao todo, existem

 649 Pokémon divididos entre essas gerações. Além dos RPGs Originais,

 

há outros dois tipos de jogos: os Plataformas, que têm como função

principal conectar um RPG Original a um console caseiro, como Nintendo 64,

Nintendo GameCube e Wii, e os spin-offs, jogos que não apresentam

características marcantes da série mas pertencem a dela, produzidos para diferentes consoles.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode